25/09/2012 - Dezenas de barcos de Taiwan invadem águas territoriais do Japão


Dezenas de barcos de Taiwan invadem águas territoriais do Japão

Pesqueiros e navios da Guarda Costeira chegaram perto de Senkaku.
Arquipélago é foco de tensão entre China, Japão e Taiwan.

Da AFP
6 comentários
Ao menos seis navios da Guarda Costeira de Taiwan, acompanhando dezenas de barcos de pesca, entraram nesta terça-feira (25) nas águas territoriais do Japão em torno das ilhas Senkaku, arquipélago do Mar da China Oriental reivindicado por Taipé e também pela China, informou a Marinha do Japão.
"Dezenas de barcos pesqueiros entraram em nossas águas, acompanhados por seis navios da guarda costeira de Taiwan", disse à AFP um oficial japonês.
Segundo oficiais japoneses citados pela agência de notícias Jiji, os navios da guarda costeira taiuanesa levam tropas de elite e os pesqueiros carregam bandeiras e cartazes com frases convocando à defesa das ilhas Diaoyutai, nome dado por Taiwan ao arquipélago.
A flotilha, que violou o limite de 22 km em torno das ilhas Senkaku, é formada por cerca de 50 barcos pesqueiros, escoltados por seis navios da guarda costeira, e partiu de Taiwan com o objetivo de afirmar a soberania de Taipé sobre o arquipélago.
Foto aérea mostra navio de patrulha da Guarda Costeira de Taiwan (acima), outro da Guarda Costeira do Japão (ao centro) e barco de pesca de Taiwan, nesta terça-feira (25), próximo às ilhas Senkaku/Doaoyu (Foto: AFP)Foto aérea mostra navio de patrulha da Guarda Costeira de Taiwan (acima), outro da Guarda Costeira do Japão (ao centro) e barco de pesca de Taiwan, nesta terça-feira (25), próximo às ilhas Senkaku/Doaoyu (Foto: AFP)
Os navios japoneses na região advertiram a flotilha por rádio para não entrar nas águas territoriais do Japão, e um barco da guarda costeira de Taiwan respondeu que "estas são águas da República da China (Taiwan) e estamos aqui por nosso direito".
No momento, a guarda costeira japonesa mantém navios na região das ilhas Senkaku, e cinco barcos chineses estão no limite das águas territoriais do arquipélago.
mapa ilhas japão china (Foto: 1)
Este grupo de ilhas desabitadas, situadas a 200 km a nordeste de Taiwan e a 400 km a oeste de Okinawa (sul do Japão), é a origem de grande tensão entre Japão, China e Taiwan.
Na manhã desta segunda-feira, dois navios de vigilância chineses entraram nas águas territoriais em torno do arquipélago, passando a 20 km de duas das ilhas Senkaku - Kubashima e Uotsurijima -, segundo a guarda costeira japonesa.
Outros quatro navios chineses chegaram ao limite das águas territoriais, a 22 km do arquipélago.
Na semana passada, 13 embarcações do governo chinês navegaram pelo menos quatro dias nas proximidades das ilhas Senkaku. g1

Postagens mais visitadas deste blog

13/07/2015 - Exército brasileiro recebe dez cozinhas de campanha padrão Otan fabricadas na Espanha

20/08/2015 - Brasil avança no campo das bombas de voo controlado