20/09/2012 - Organização da Força Terrestre Componente Pedro Teixeira

Organização da Força Terrestre Componente Pedro Teixeira
Durante a Operação Amazônia 2012 foi ativado o Teatro de Operações Amazônia que é integrado por Forças Componentes da Marinha, do Exército e da Força Aérea.
A missão do Exército Brasileiro, por meio de sua Força Terrestre Componente (FTC) Pedro Teixeira, comandada pelo Gen Carlos Roberto de Sousa Peixoto, é contribuir para manter a soberania do País, incluindo o seu território. Para isso, as tropas estão empregadas basicamente em ações que garantam a inviolabilidade do território e a não atuação de elementos das forças adversas no território nacional.
A frente da FTC é de, aproximadamente, 1100 km ao longo do Rio Purus, onde estão sendo empregadas duas Brigadas de Infantaria de Selva, a 17ª, de Porto Velho/RO, e a 23ª, de Marabá/PA, utilizando, caso necessário, mais de 7800 homens.
Para atuar nesta operação, a FTC conta com Sistemas de Comando e Controle, como o SIPLOM e o Comando e Controle em Combate (C² em combate).
O SIPLOM utiliza equipamento terrestre, de emprego tático, com capacidade de transmissão de dados e de voz perfeitos, fazendo a ligação com o Teatro de Operações e o Ministério da Defesa. O C² em Combate, que é utilizado pelas Brigadas, permite, em tempo real, acompanhar a atuação e o emprego das tropas no terreno.
Tudo isso é coordenado pelo Centro de Operações (COp) da FTC, composto por todas as seções de Estado-Maior, isto é, aquelas responsáveis pelo assessoramento nas áreas de pessoal, inteligência, operações, logística, comunicação social e comando e controle. “Em resumo, este centro de operações está perfeitamente interligado com com toda a operação e em condições de resolver as situações reais que acontecem, como possíveis incidentes, além de resolver os problemas militares simulados que surgirem, que é uma das finalidades deste exercício”, informou o Gen Peixoto.
O COp da Força Terrestre Componente é composto pelo Comando da 8ª RM / 8ª DE (Belém), além de integrantes da 1ª Companhia de Comunicações de Selva (Manaus). “E ainda temos um oficial de ligação da Força Aérea Componente 104”, reforçou o General Peixoto.
A Operação Amazônia 2012, que acontece de 17 a 28 de setembro, tem como objetivo treinar de forma conjunta as Forças Armadas na Região Amazônica.  operacoes/militaresbrasil

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

13/07/2015 - Exército brasileiro recebe dez cozinhas de campanha padrão Otan fabricadas na Espanha

12/10/2013 - KC-137 - Aposentadoria do Boeing marca aniversário do Esquadrão Corsário