20/09/2012 - Centro de Instrução de Guerra na Selva (CIGS) – Excelência na capacitação do combatente de selva





Centro de Instrução de Guerra na Selva (CIGS) –
Excelência na capacitação do combatente de selva

Floresta tropical fechada, árvores de grande porte, fauna exuberante, grande quantidade de rios, calor, umidade e chuvas. Além de outros aspectos específicos, este é o cenário que caracteriza a Operação Amazônia 2012, na qual participam vários guerreiros de selva, especializados no CIGS.
Para que o militar possa atuar, com eficácia, em um ambiente como este, o Exército Brasileiro criou, em 1967, o Centro de Instrução de Guerra na Selva (CIGS), responsável pelo planejamento e condução do Curso de Operações na Selva.
O Curso de Operações na Selva, que se divide em três fases, permite que o militar aprenda a combater neste ambiente operacional. Na primeira fase são ministradas técnicas de sobrevivência na selva, que é o básico para nela atuar, permanecer e resistir. Na segunda, inicia-se a fase técnica de operações militares, onde são realizados, dentro da selva, tiro, orientação, navegação, emprego aeromóvel, dentre outras atividades. Por fim, na terceira fase - operações, os alunos realizam patrulhas e exercícios, nas diversas áreas de instrução do CIGS, para atuar na defesa territorial brasileira, como em operações de combate convencionais e de resistência.
Dentro desse contexto, o Centro conta com uma Divisão de Ensino, que está subdivida em Seção de Operações na Selva, responsável por montar as atividades e o quadro de trabalho do Curso, e a Seção Técnica de Ensino, que dá o suporte pedagógico, baseado nas diretrizes do Departamento de Educação e Cultura do Exército.
O CIGS possui, ainda, um zoológico, que teve sua criação idealizada para familiarizar a instrução dos militares com a fauna da região e tornou-se, hoje, o segundo ponto turístico mais visitado de Manaus. Em números, este zoológico possui mais de 200 animais, divididos em 60 espécies, oriundos somente da fauna da Amazônia e recebe cerca de 6000 visitantes diariamente. Destaca-se, também, pelo seu centro veterinário, que passou a ser referência na Região Norte.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

13/07/2015 - Exército brasileiro recebe dez cozinhas de campanha padrão Otan fabricadas na Espanha

12/10/2013 - KC-137 - Aposentadoria do Boeing marca aniversário do Esquadrão Corsário