20/09/2012 - 2ª Divisão de Exército realiza Operação Poço Preto III

2ª Divisão de Exército realiza Operação Poço Preto III
São Paulo – No período de 10 a 14 de setembro, a 2ª Divisão de Exército desencadeou a OPERAÇÃO POÇO PRETO III, exercício montado em um cenário assimétrico, não-linear, em ambiente rural, de baixa intensidade, com ações sucessivas, de dupla ação.
A área utilizada foi o entorno da represa da SABESP, balizada pelas localidades de Salesópolis e Biritiba-Mirim, no Estado de São Paulo, com vegetação mista de Mata Atlântica e Eucaliptos.
A Operação contou com a participação de tropas e meios das Forças de Atuação Estratégica (FAE) do Exército: 11ª Brigada de Infantaria Leve; 12ª Brigada de Infantaria Leve; Brigada de Infantaria Paraquedista; Brigada de Operações Especiais e Centro de Aviação do Exército; bem como com uma equipe da Polícia Militar de São Paulo (PMSP), totalizando 1.600 militares.
O comando das tropas foi atribuído à 11ª Brigada de Infantaria Leve, que enquadrou dois Batalhões de Infantaria da FAE: a Unidade FAE Anhanguera, integrada por uma subunidade (SU) dos 27º Batalhão de Infantaria Paraquedista, do 2º e do 28º Batalhão de Infantaria Leve; e a Unidade FAE Aeromóvel, constituída por uma subunidade dos 4º, 5º e 6º Batalhão de Infantaria Leve.
O Destacamento de Ações de Comandos e a equipe da PMSP constituíram um grupamento especial, subordinado diretamente ao Comando da Brigada FAE. A Força Oponente ficou a cargo do 20º Grupo de Artilharia de Campanha Leve, com duas subunidades.
Foram ativados 84 (oitenta e quatro) incidentes, com o propósito de se alcançarem os seguintes objetivos: 
– desenvolver a capacidade de liderança militar dos quadros em ambiente rural;
– exercitar a ação de comando do efetivo profissional em todos os níveis;
– consolidar o caráter coletivo entre os integrantes das FAE;
– preservar e ampliar a experiência operacional das SU/FAE em ambiente rural; 
– ampliar a experiência operacional das SU/FAE em operações de baixa intensidade; e
– coroar o adestramento de patrulhas no âmbito da 2ª Divisão de Exército.
 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

13/07/2015 - Exército brasileiro recebe dez cozinhas de campanha padrão Otan fabricadas na Espanha

12/10/2013 - KC-137 - Aposentadoria do Boeing marca aniversário do Esquadrão Corsário