19/09/2012 - Defesa vai instalar novas estações meteorológicas na Amazônia

Defesa vai instalar novas estações meteorológicas na Amazônia

Manaus (19/09/2012) – A região amazônica vai receber, a partir de 2013, onze novas Estações Meteorológicas de Superfície (EMS) – equipamentos que coletam e processam dados climáticos, como temperatura, radiação solar, pressão atmosférica, umidade relativa do ar e velocidade e direção do vento. A instalação está a cargo do Centro Gestor e Operacional do Sistema de Proteção da Amazônia (Censipam), órgão ligado ao Ministério da Defesa.

Segundo o meteorologista Ricardo Dallarosa, as estações meteorológicas são importantes porque indicam a chamada “verdade de campo”, informações que conferem maior credibilidade aos dados obtidos por meio de sensores remotos. “São informações que permitem uma melhor descrição do ambiente local, além de suporte à geração de produtos de previsão de tempo e clima”, explica.

Dallarosa é chefe da Divisão de Meteorologia do Centro Regional do Sipam em Manaus (AM), órgão que vai coordenar a instalação das novas estações nos estados do Amazonas e Roraima. Quatro estações deverão ser instaladas no Amazonas e outras duas em Roraima. Os equipamentos restantes vão ser distribuídos entre os estados do Pará, Amapá, Maranhão e Tocantins.

Segundo Dallarosa, a definição inicial dos locais para a instalação das EMS levou em conta a necessidade de melhorar a distribuição espacial das informações na Amazônia, além de aperfeiçoar o atendimento às defesas civis.

Desde a última segunda-feira (17), técnicos do Censipam realizam verificações de campo para atestar que os municípios previamente indicados têm condições de receber as novas estações meteorológicas. Em Mucajaí e Caracaraí, no estado de Roraima, uma equipe começou testes para medir a qualidade do sinal de internet para a transmissão dos dados.

As informações obtidas pelas Estações Meteorológicas de Superfície são transmitidas via satélite para os centros regionais do Sipam, que as utilizam nos estudos de climatologia e geração de produtos meteorológicos.

Estações desse tipo são também utilizadas pela Força Aérea Brasileira, para auxílio do controle do espaço aéreo. Nesse caso, as EMS são implantadas nos aeródromos e coletam dados meteorológicos representativos das condições na pista de pouso. Os dados colhidos são codificados e transmitidos aos bancos de dados, para uso dos serviços de meteorologia aeronáutica e da navegação aérea.

Foto: Arquivo Sipam
Assessoria de Comunicação Social (Ascom)
Ministério da Defesa
61 3312-4070
md/militaresbrasil

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

13/07/2015 - Exército brasileiro recebe dez cozinhas de campanha padrão Otan fabricadas na Espanha

12/10/2013 - KC-137 - Aposentadoria do Boeing marca aniversário do Esquadrão Corsário