12/09/2012 - Grupo de Trabalho Araguaia retoma buscas por desaparecidos da Guerrilha

Grupo de Trabalho Araguaia retoma buscas por desaparecidos da Guerrilha

altXambioá, 11/09/2012 – 
O Grupo de Trabalho Araguaia (GTA) reiniciou nesta segunda-feira (10) as buscas por restos mortais de desaparecidos da Guerrilha do Araguaia, em Xambioá (TO). A expedição segue até o dia 19 de setembro. As atividades serão acompanhadas por uma equipe técnica pericial, além de familiares de mortos e desaparecidos da Guerrilha e representantes do Ministério Público Federal (MPF).

Nesta quarta expedição do ano, as atividades prosseguirão no cemitério de Xambioá. No total, serão três frentes de trabalho, todas definidas a partir de informações coletadas por ouvidores do grupo, moradores da região e pessoas que vivenciaram a Guerrilha.

Para este ano, ainda está prevista a realização de mais uma expedição, que deverá ocorrer entre os dias 14 e 26 de outubro, antes do início do período das chuvas na região.

Na última expedição, que ocorreu entre os dias 5 e 15 de agosto, foi exumado um resto mortal e encaminhado ao Instituto Médico Legal de Brasília para a continuidade das análises periciais. São realizados exames antropométricos e de extração de DNA. Os restos mortais ficam armazenados no Hospital Universitário de Brasília. 

No início de 2012, peritos do GTA estiveram nos Estados Unidos para identificar novas técnicas de extração de DNA de material genético degradado, aperfeiçoando, assim, os trabalhos da equipe.

As buscas pelos desaparecidos são realizadas desde a década de 1990, por expedições anteriores ao GTA. De 90 até hoje já foram exumados na região 24 restos mortais.

Foto: Tereza Sobreira
Grupo de Trabalho Araguaia - GTA

md

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

13/07/2015 - Exército brasileiro recebe dez cozinhas de campanha padrão Otan fabricadas na Espanha

12/10/2013 - KC-137 - Aposentadoria do Boeing marca aniversário do Esquadrão Corsário