04/09/12 - ministro ressalta importância do tema Defesa para a sociedade civil

Em aula magna, ministro ressalta importância do tema Defesa para a sociedade civil

Brasília, 04/09/2012 – A importância de se criar um “cinturão de paz e boa vontade na América do Sul”, como forma de fortalecer a integração regional, voltou a ser enfatizada pelo ministro da Defesa, Celso Amorim. Desta vez, a afirmação foi feita durante aula magna do Curso Superior de Política e Estratégia (CSUPE) do campusBrasília da Escola Superior de Guerra (ESG), nesta terça-feira.

Destacando que “a política de defesa é uma obra coletiva”, o ministro falou aos 52 participantes, que o curso visa “materializar o diálogo” da pasta com a sociedade. Para ele, a capacitação mostra o interesse e a importância que o tema da Defesa tem, atualmente, para o público em geral. Uma "democracia amadurecida”, disse, possibilita “diferenciar defesa de militarismo”.

Celso Amorim reforçou, também, a necessidade de proteção das riquezas e dos demais interesses do Brasil, “país de dimensões continentais”. Sobre isso, não deixou de citar que o Plano de Articulação e Equipamento de Defesa (PAED) está em fase de conclusão.

De acordo com o ministro, o plano, quando implementado, vai elevar a razão entre gasto de defesa e PIB para 1,98%, ou seja, um aumento de 0,5 ponto percentual em relação ao nível corrente. O PAED tem o objetivo de promover a recomposição dos meios operativos – e, portanto, da capacidade dissuasória – das Forças Armadas.

Celso Amorim ressaltou, ainda, os principais programas dos quais o ministério participa, como as Operações Ágata e Sentinela – ações no âmbito do Plano Estratégico de Fronteiras (PEF), que tem o objetivo de proteger as áreas limítrofes do país. Segundo o ministro, esses são exemplos de que a atuação do órgão vai “além da sua função fundamental de defesa da pátria”.

Após a palestra, o comandante da ESG, general Tulio Cherem, destacou o esforço do ministro da Defesa em conhecer e opinar sobre o currículo do curso e agradeceu o apoio prestado para que a Escola utilize, temporariamente, as instalações da Defesa. Até 2015, a ESG-Brasília terá um local físico exclusivo. “Foi fundamental a expansão para o centro político do país”, finalizou o general.

Estiveram presentes na aula inaugural os comandantes da Marinha, almirante Julio Soares de Moura Neto; do Exército, general Enzo Martins Peri, e da Aeronáutica, brigadeiro Juniti Saito; além do ministro-chefe do Gabinete de Segurança Institucional da Presidência, general José Elito.

Curso

Nesta segunda edição do CSUPE, os 40 civis e 12 militares participantes terão quatro disciplinas de estudo: Estrutura de Defesa; Política e Estratégia; Recursos e Indústria de Defesa e Estudos Estratégicos.

O curso tem duração de nove semanas e vai abordar temas como Programa Nuclear Brasileiro, Defesa Cibernética, Amazônia Azul e Verde, Orçamento da Defesa, Meio ambiente e Defesa, além da estrutura das Forças Armadas. O objetivo é fortalecer a mentalidade na área aos setores intelectuais da sociedade.

Foto: Tereza Sobreira
Assessoria de Comunicação Social (Ascom)
Ministério da Defesa
61 3312-4070
md

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

13/07/2015 - Exército brasileiro recebe dez cozinhas de campanha padrão Otan fabricadas na Espanha

20/08/2015 - Brasil avança no campo das bombas de voo controlado