02/09/2012 - Confederação busca pentatletas civis, mas depende de militares

Confederação busca pentatletas civis, mas depende de militares

Para formar novas Yane Marques, a confederação brasileira pretende tirar os atletas de dentro do Exército.

Mas quer fazer isso sem perder as facilidades e principalmente o dinheiro distribuído pelas Forças Armadas.

A intenção do presidente da CBPM, Hélio Meireles, é que o esporte consiga cada vez mais atletas civis, diminuindo a dependência dos oficiais militares de carreira.

O dirigente alega que competidores criados no Exército, que tradicionalmente formam a base dos brasileiros no pentatlo, deixam o esporte de lado com o tempo.

"Enquanto estão na academia, é ótimo, podem treinar sempre. Mas a disponibilidade do atleta militar vai diminuindo conforme ele vai subindo na carreira. Nosso melhor atleta do nosso passado, o Luiz Magno, não está competindo nesta temporada porque precisa fazer cursos", diz.

"Dá para conciliar bem. Sempre treinei em horário extra. E existe uma lei que obriga funcionário público a ser dispensado e ficar à disposição da confederação quando se aproximava um campeonato importante", contesta o capitão Wagner Romão, 33.

Apesar da tentativa de deixar o esporte com uma cara mais civil, Meireles admite que a confederação ainda é dependente do Exército.

A CBPM usa estruturas miliares para treinos e competições. Também consegue um desconto ao alugar do Exército os cavalos para os campeonatos que organiza.

Além disso, é graças às Forças Armadas que o Brasil conta com profissionais da modalidade. Yane, a segunda e a terceira colocadas do ranking feminino e o líder do masculino recebem uma bolsa do Exército para o representarem em campeonatos.

Meireles quer até que essas contratações, que foram feitas para os Jogos Mundias Militares do Rio, no ano passado, alcancem mais atletas.

"Recebo R$ 1.000 do Exército, mais material. Dizem que sou fantasma. Sou liberado para treinar e convocado para campeonatos militares", afirma Danilo Fagundes, 24, número 1 do Brasil.  jornalfloripa

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

13/07/2015 - Exército brasileiro recebe dez cozinhas de campanha padrão Otan fabricadas na Espanha

12/10/2013 - KC-137 - Aposentadoria do Boeing marca aniversário do Esquadrão Corsário