28/08/12 - Iniciada a Operação “PANAMAX-2012”

Iniciada a Operação “PANAMAX-2012”

 

Delegações participantes da Operação “PANAMAX-2012”

 
Após três reuniões de planejamento, no dia 06 de agosto, teve início a Operação “PANAMAX-2012”. A execução da operação foi de 06 a 17 de agosto, nas cidades norte-americanas de Homestead, Jacksonville, Miami, San Antonio, Suffolk, Tucson, e na cidade do Panamá. A parte marítima está sendo executada nas instalações da Estação Naval de Mayport, nos Estados Unidos da América.
Nesta fase, a Marinha do Brasil foi representada por uma delegação de 23 membros, composta por militares do Comando de Operações Navais, Comando-em-Chefe da Esquadra, Comando da Força de Fuzileiros da Esquadra, Escola de Guerra Naval, Comando da 2ª Divisão da Esquadra, Centro de Adestramento Almirante Marques de Leão, Fragata “Defensora”, Corveta “Barroso” e Grupamento de Mergulhadores de Combate. A Marinha possui a segunda maior delegação de toda a operação.
O Comandante da 2ª Divisão da Esquadra da Marinha do Brasil, Contra-Almirante Wilson Pereira de Lima Filho, foi designado como Comandante Componente das Forças Marítimas Combinadas (CFMCC) e possui, em seu Estado-Maior, cerca de 270 militares de 17 nações e uma Força Naval com 37 navios e 41 aeronaves, distribuídos no Teatro de Operações.

A Operação “PANAMAX-21012” é contextualizada em um cenário fictício em que uma Força Multinacional é composta por diversos Comandos Combinados, com vertentes marítima, terrestre, aérea e de operações especiais. O cenário foi montado em um pátio na Estação Naval de Mayport, com uma estrutura de 11 trailers, onde os componentes do CFMCC foram distribuídos pelas diversas seções do Estado-Maior Combinado. Apesar de fictícias, as ações são planejadas e implementadas como se fossem reais, estando o Centro de Operações do Comando da 4ª Esquadra norte americana à disposição do CFMCC.

O exercício multinacional contribui para incrementar a interoperabilidade e aumentar a capacidade das nações participantes de planejar e executar complexas operações multinacionais.
Organizada pelos Estados Unidos da América, a Operação “PANAMAX-2012” conta com participantes de Belize, Brasil, Canadá, Chile, Colômbia, Equador, El Salvador, França, Guatemala, Honduras, México, Nicarágua, Panamá, Paraguai, Peru, República Dominicana, e do país organizador.  nomaronline

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

13/07/2015 - Exército brasileiro recebe dez cozinhas de campanha padrão Otan fabricadas na Espanha

12/10/2013 - KC-137 - Aposentadoria do Boeing marca aniversário do Esquadrão Corsário