27/08/12 - Defesa firma convênio para qualificar 3 mil recrutas pelo Senai

Defesa firma convênio para qualificar 3 mil recrutas pelo Senai

Rio de Janeiro, 24/08/2012 – Os 3 mil jovens que prestam Serviço Militar no estado do Rio — na Marinha, no Exército e na Aeronáutica — vão receber cursos profissionalizantes ministrados pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai).

A qualificação desses cidadãos foi definida em convênio assinado nesta sexta-feira (24) pelo ministro da Defesa, Celso Amorim, e o presidente do Sistema Firjan (Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro), Eduardo Eugênio Gouvêa Vieira. Serão oferecidos cursos nas áreas de construção civil, automotiva, eletricidade, refrigeração, panificação, informática, administração e telemarketing.

“Essa boa parceria da Defesa com o Rio deve ser aprofundada e desenvolvida, ao mesmo tempo que também trará benefícios para o Brasil”, avaliou o ministro Amorim.

Ele lembrou que existe o programa “Soldado Cidadão”, que traz benefícios para os jovens, mas aposta que a iniciativa da indústria fluminense permitirá cursos específicos dentro da realidade do mercado de cada região do estado do Rio. 

Para Eduardo Eugênio, o convênio firmado permitirá que os jovens que concluírem o serviço militar possam ser aproveitados nos diversos setores industriais. “Esse modelo já é oferecido à Polícia Militar. Agora estamos estendendo às Forças Armadas”, explicou.

Qualificação profissional

Chegou-se às demandas pelos cursos de qualificação profissional a partir de pesquisas feitas pela área de educação profissional do Sistema Firjan. Em seguida, foram realizados contatos com unidades militares para que fosse possível definir as necessidades dos referidos cursos. No município de Barra do Piraí, sul fluminense, por exemplo, constatou-se interesse nas áreas de construção civil, eletricidade e tecnologia da informação.

Em Itaperuna, no norte do estado do Rio, há demanda pelos cursos de mecânico de motos e eletricista residencial. Em Petrópolis, região serrana, os cursos preferidos são: mecânica automotiva e panificação. Na capital fluminense, o curso automotivo seria o mais indicado para os jovens, conforme levantamento do Senai.

De acordo com Andrea Marinho, diretora da área de Educação do Sistema Firjan, a entidade oferecerá os cursos gratuitos a serem realizados nos interiores das unidades militares. Caberá ao Senai a seleção e contratação de instrutores, oferta e supervisão do curso, fornecimento do material didático e de consumo e acompanhamento e certificação dos concluintes. Já as Forças Armadas irão ceder os espaços e efetuarão a montagem das oficinas com supervisão técnica do Senai.

Eugênio Vieira disse que o programa de qualificação profissional é importante para a entidade num momento em que a economia do estado do Rio apresenta taxas de crescimento significativas. O líder empresarial destacou também que o convênio firmado com a Defesa permitirá que a entidade encerre o ano de 2012 com 350 mil atendimentos na formação de mão de obra.

O presidente da Firjan também lembrou a participação das Forças Armadas em dois momentos desafiadores para o estado do Rio: a atuação na força de pacificação dos complexos do Alemão e da Penha, na capital fluminense, e na segurança da Conferência das Nações Unidas para o Desenvolvimento Sustentável, a Rio+20. Além disso, Eduardo Eugênio lembrou que as Forças Armadas terão novas missões como a Copa das Confederações e da Jornada Mundial da Juventude (JMJ), em 2013, a Copa do Mundo Fifa 2014 e os Jogos Olímpicos e Paraolímpicos Rio 2016.

Celso Amorim enfatizou no discurso que a missão das Forças Armadas é a defesa da pátria contra ameaças externas. Segundo o ministro, o país construiu ao longo dos últimos anos um excelente relacionamento com os países vizinhos. Porém, é preciso que o país tenha capacidade de reagir no caso de eventual ataque.

O ministro participou da reunião com cerca de 50 empresários fluminenses. Amorim foi acompanhado pelos comandantes do Exército, general Enzo Martins Peri, e da Aeronáutica, brigadeiro Juniti Saito, além do general Adriano Pereira Junior, comandante Militar do Leste (CML), entre outros oficiais militares.

Foto: Tereza Sobreira

Assessoria de Comunicação Social (Ascom)
Ministério da Defesa
61 3312-4070
-md

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

13/07/2015 - Exército brasileiro recebe dez cozinhas de campanha padrão Otan fabricadas na Espanha

20/08/2015 - Brasil avança no campo das bombas de voo controlado