23/08/12 - Dia da Intendência


Ordem do Dia - Dia da Intendência

Senhoras e Senhores 

"Intendência, teu nome é logística, pois onde quer que de prever se cuide ou onde for que de prover se trate, de Intendência estar-se-á falando. São verdades colhidas da prática que, reciclando a doutrina, fazem da atividade que está em toda parte, a parte capaz de confundir-se com o todo. Acima da temporalidade das doutrinas, existem, entretanto, realidades colhidas no caminhar da história, onde jamais se ouviu dizer de um grande feito militar em que, de algum modo, a Intendência não estivesse presente em todas as fases da campanha. A Intendência é, por isso mesmo, a vanguarda histórica de todas as logísticas, pois, muito antes do surgir das máquinas, aos homens em combate já apoiava e assistia. A logística de hoje nada mais é que a ampliação desta filosofia de apoio permanente ao homem para a realidade tecnológica dos nossos dias." 

Essas palavras foram extraídas da ordem do dia de 23 de agosto de 1990, proferida pelo então Diretor de Intendência, Maj Brig Int Carlos Alberto Martins Cavalheiro, homem de atitudes arrojadas e que permitiu a nossa Intendência alcançar patamares mais elevados na busca incessante de melhor servir. Rendamos, pois, hoje, a justa homenagem a esse companheiro do Acantus, presente aqui em espírito. 

Soldados de Intendência, mantendo a tradição de nossos antecessores, a Intendência da Aeronáutica progride ao encontro da modernidade, atingindo enormes avanços qualitativos na formação de seus profissionais e no emprego das mais modernas técnicas de gerenciamento. Por meio dos sistemas de subsistência, de provisões, de fardamento reembolsável, de assistência social, de pagamento de pessoal, de Intendência operacional e de inativos e pensionistas, almejamos o objetivo primordial de nos antecipar às necessidades da Força Aérea Brasileira, apoiando o combatente no cumprimento da missão e mantendo a visão no que há por vir. 

Lembremo-nos, porém, que modernizar e inovar devem ser sempre os compromissos a serem postos em prática com a virtude de discernir o novo da simples novidade; de discernir o indispensável do supérfluo. 

Neste dia de comemoração, quando evocamos as virtudes do profissional de Intendência, na figura do nosso Patrono, Ten Brig Int José Epaminondas de Aquino Granja, ratifica-se o reconhecimento do Comando da Aeronáutica aos nobres profissionais que cumprem os múltiplos desafios diários, próprios da tradição do soldado do Acantus. 

Parabéns a todos que vivificam a Intendência da nossa Força Aérea! 

A todos, que engrandecem esta celebração com suas presenças, meus sinceros agradecimentos. 

Maj Brig Int Manoel José Manhães Ferreira 
Diretor de Intendência

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

13/07/2015 - Exército brasileiro recebe dez cozinhas de campanha padrão Otan fabricadas na Espanha

20/08/2015 - Brasil avança no campo das bombas de voo controlado