- OPERAÇÃO OÁSIS


 "OPERAÇÃO OÁSIS" DO EXÉRCITO BRASILEIRO

  




















O Comando da 7ª Região Militar e 7ª Divisão de Exército (7ª RM-7ª DE) está realizando, no período de 30 de julho a 02 de agosto de 2012, a Operação Oásis (Op Oásis). Essa operação, realizada pela primeira vez no Estado da Paraíba, abrange os municípios de Alagoa Grande, Araçagi, Alagoinha, Guarabira, Gurinhém,Itapororoca, Mongeiro e Sapé. Nunca o Exército realizou uma operação deste tamanho no Estado da Paraíba. O Exército tem a finalidade de adestrar as tropas quanto ao planejamento, a preparação e a execução de operações de Garantia da Lei e da Ordem e, em caso de eleição, de Garantia da Votação e Apuração.
Nesta operação, estão sendo empregados as 7ª e 10ª Brigadas de Infantaria Motorizada e o 16º Regimento de Cavalaria Mecanizada. O exercício ainda conta com a participação da Marinha do Brasil, da Força Aérea Brasileira, da Companhia de Defesa Química, Biológica, Nuclear e Radiológica do rio de Janeiro e do 2º Batalhão do Exército de São Paulo, totalizando um efetivo de mais de 2,300 militares.
Em complemento as ações operacionais, o exercício também desenvolve atividades cívico-sociais, voltadas para as comunidades locais, tais como atendimento médico-odontológico, corte de cabelo, emissão de documentos, limpeza e reformas de escolas públicas, apresentação da banda de música, entre outras. Nos dias 31 de julho e 1º de agosto ocorrerá o Estágio de Correspondente de Assuntos Militares (CAM) com universitários de Campina Grande (PB) e Olinda (PE).
Para o adestramento da tropa serão simuladas mais de 600 situações - como escolta e proteção de autoridades, operação de busca e apreensão, segurança de pontos sensíveis, entre outras - cenários estes compostos por militares que também atuarão como força adversária, exigindo do efetivo empregado tomadas de decisão nos diversos níveis de comando.
Outras informações:

  • 30/07 - 8h as 17 h - Ação cívico-social em Mongeiro
  • 31/07 - 8h as 17 h - Ação cívico-social em Araçagi
  • 01/08 - 8h as 17 h - Ação cívico-social em Alagoa Grande
  • 01/08 - 8h as 17 h - Ação cívico-social em Alagoinha
Major Benevides
Seção de Comunicação Social da 7ª RM-7ª DE
Major Benevides e Sargento Rivaldo
Sub Tenente Iran e esposa

 Centro de Operações de Alagoa Grande - 7ª Divisão de Exército (7ªDE)
 Mapa dos Municípios envolvidos na Operação
 Painel de toda Operação
 Viatura blindada do Exército
 Helicópteros utilizados nas operações
  Helicóptero utilizado nas operações
 Helicóptero saindo para operação
Viaturas do Exército

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

13/07/2015 - Exército brasileiro recebe dez cozinhas de campanha padrão Otan fabricadas na Espanha

12/10/2013 - KC-137 - Aposentadoria do Boeing marca aniversário do Esquadrão Corsário