- O abandono das fronteiras no Brasil

O abandono das fronteiras no Brasil »

Por: Ubiratan Antunes Sanderson Fonte: fenapef




O abandono a que estão submetidas as regiões de fronteira do Brasil é situação notória tanto dentro como fora de nosso país, sendo motivo de preocupação social a desestruturação da Polícia Federal e de seus servidores.


Essa insegurança, produto de políticas públicas equivocadas e baseadas em premissas erradas, trouxe e traz repercussões negativas de toda sorte, desde o aumento assustador do tráfico de drogas e de armas de fogo, passando pela crescente evasão de divisas, indo até o tráfico de pessoas e de animais silvestres. 

Na busca de tentar virar esse jogo, a presidente Dilma Rousseff lançou no ano passado (09.06.2011) o chamado Plano Estratégico de Fronteiras¹, um pacote de medidas que incluía a promessa de dobrar o efetivo policial nos limites do Brasil com os 10 países vizinhos (Uruguai, Argentina, Paraguai, Bolívia, Peru, Colômbia, Venezuela, Guiana, Suriname e Guiana Francesa). A promessa era a de promover a integração dos Ministérios da Justiça e da Defesa, com atuações integradas em operações de combate ao crime organizado nessas regiões, que abrangem um montante de 27% do território nacional, envolvendo diretamente 11 Estados. Laia mais  Fonte: fenapef 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

13/07/2015 - Exército brasileiro recebe dez cozinhas de campanha padrão Otan fabricadas na Espanha

20/08/2015 - Brasil avança no campo das bombas de voo controlado