- Militares do Bavex de Taubaté vão coordenar a segurança do RIO+20


04/06/2012 - 16h46 (Redação AgoraVale)
Imagem(s): Lucas Lacaz Ruiz/A13

Militares do Bavex de Taubaté vão coordenar a segurança do RIO+20



Partiram em direção ao Rio de Janeiro na manhã desta segunda-feira (28) 135 militares e 16 aeronaves do 2º Bavex (Batalhão de Aviação do Exército) que irão auxiliar na segurança do RIO+20.

Os helicópteros do Exercito Brasileiro sairão do Bavex em direção ao Rio, a operação deve durar até o fim do evento, que vai de 13 a 22 de junho. As aeronaves devem ficar baseadas no Campo dos Afonsos, no capital carioca.


Os pilotos de Taubaté farão a guarda dos chefes de estado pelo ar. Até o momento, 130 chefes de estado confirmaram presença no evento. Militares de outros batalhões do país também se juntarão para a segurança durante o evento de sustentabilidade, como Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal, Civil e Militar, Corpo de Bombeiros e Forças Armadas; no total de 5000 homens farão  segurança do evento.

Estima-se que, ao todo, o Ministério da Defesa deve investir mais de R$ 120 milhões na segurança do RIO+20. Os militares de Taubaté partiram para o Rio de Janeiro e passarão por um treinamento de 5 dias antes de começar a missão.


RIO+20

Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável, a Rio+20, será realizada de 13 a 22 de junho de 2012, na cidade do Rio de Janeiro. A Rio+20 é assim conhecida porque marca os vinte anos de realização da Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento (Rio-92) e deverá contribuir para definir a agenda do desenvolvimento sustentável para as próximas décadas.

O objetivo da Conferência é a renovação do compromisso político com o desenvolvimento sustentável, por meio da avaliação do progresso e das lacunas na implementação das decisões adotadas pelas principais cúpulas sobre o assunto e do tratamento de temas novos e emergentes.
A Conferência terá dois temas principais: A economia verde no contexto do desenvolvimento sustentável e da erradicação da pobreza; e a estrutura institucional para o desenvolvimento sustentável.

A Rio+20 será composta por três momentos. Nos primeiros dias, de 13 a 15 de junho, está prevista a III Reunião do Comitê Preparatório, no qual se reunirão representantes governamentais para negociações dos documentos a serem adotados na Conferência. Em seguida, entre 16  e 19 de junho, serão programados eventos com a sociedade civil. De 20 a 22 de junho, ocorrerá o Segmento de Alto Nível da Conferência, para o qual é esperada a presença de diversos Chefes de Estado e de Governo dos países-membros das Nações Unidas.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

13/07/2015 - Exército brasileiro recebe dez cozinhas de campanha padrão Otan fabricadas na Espanha

20/08/2015 - Brasil avança no campo das bombas de voo controlado