Pular para o conteúdo principal

- Militar do Exército em Marabá é acusado de estelionato na corporação


Militar do Exército em Marabá é acusado de estelionato na corporação

Por Ulisses Pompeu – de Marabá
Sargento Fernando Bruno é suspeito de estelionato com colega de farda em MarabáO 3° sargento Fernando Bruno Santos, lotado no 52º BIS (Batalhão de Infantaria de Selva) é acusado de ter contraído um empréstimo consignado no valor de R$ 26 mil em nome de outro colega sargento, que só teria descoberto o golpe depois que mudou-se de Marabá para outra cidade do Sul, para onde fora transferido.
De fato, a denúncia que chegou à Redação dava conta que vários outros sargentos teriam sido vítimas de empréstimo consignado, porque o sargento Fernando Bruno (nome de guerra) tinha acesso a dados pessoais dos colegas em seu local de trabalho, mas a 23ª Brigada de Infantaria de Selva, através de nota enviada ao Jornal, só reconhece um empréstimo e não divulgou o valor exato.
Por conta da denúncia, foi realizada uma busca e apreensão na residência do sargento no dia 24 de maio último, onde foram encontrados 16 cartuchos de munição 7,62 milímetros, de uso exclusivo e restrito das Forças Armadas. Diante disso, ele foi preso imediatamente e permaneceu nessa condição até a última segunda-feira, dia 4, quando foi solto mediante Alvará de Soltura.
Pelas fotos publicadas na página do sargento Fernando Bruno na rede social Facebook, ele parece ser uma pessoa que gosta de aventura e aprecia bastante o pára-quedismo, tanto que divulgou várias imagens em que aparece saltando sobre a cidade de Marabá, em companhia de outros colegas que gostam desse esporte.
O repórter tentou falar com o sargento Fernando Bruno, através de uma ligação para o 52º BIS, mas o soldado Borges, que estava de plantão ontem à tarde no setor de PABX daquele quartel, informou que há uma ordem interna de não repassar para ninguém o número telefônico de qualquer que seja o militar. “Apenas ele mesmo pode fornecer seu telefone”, informou.
Por outro lado, sempre atenciosa com a Imprensa, a Seção de Comunicação Social da 23ª Brigada enviou ao repórter do CT a seguinte nota sobre o assunto:
“Em atenção à mensagem de e-mail recebida por esta Seção de Comunicação Social, em 4 de junho de 2012, que solicita informações sobre uma suposta conduta ilegal do 3° sargento Fernando Bruno Santos, o Comando da 23ª Brigada de Infantaria de Selva informa o que se segue:
1. Em março de 2012, o 52° Batalhão de Infantaria de Selva (52° BIS) recebeu a informação de um ex-integrante seu, recém transferido de Marabá-PA, de que havia um empréstimo consignado em seu nome, que não era de seu conhecimento;
2. Diante da denúncia e da documentação apresentada pelo denunciante, o Comandante do 52° BIS determinou a instauração de um Inquérito Policial Militar (IPM), para apurar os fatos informados;
3. no transcurso do IPM, autorizado pela 8ª Circunscrição de Justiça Militar (S” CJM), o 52° BIS executou um mandado de busca e apreensão na residência do sargento Fernando, ocasião em que foram apreendidos 16 (dezesseis) cartuchos de munição 7,62 milímetros, de uso exclusivo e restrito das Forças Armadas;
4. em decorrência dos cartuchos encontrados o suspeito foi preso em flagrante delito no dia 24 de maio de 2012. Fato comunicado ao Exmo. Juiz Auditor da 8a CJM e ao Exmo. Procurador da Justiça Militar;
5. em 04 de junho de 2012 o referido sargento foi posto em liberdade, em cumprimento ao Alvará de Soltura que concedeu a liberdade provisória;
6. O IPM continua em andamento e será encaminhado à Justiça Comum ou Justiça Militar conforme a apuração;
7. como o IPM não está concluído, ainda não se pode determinar qual pena ou punição seria cabível no caso;
8. o 52° BIS tomou todas medidas cabíveis para apuração dos fatos. Historicamente, o Exército Brasileiro pune com rigor desvios de conduta no seio da Instituição.”

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

13/07/2015 - Exército brasileiro recebe dez cozinhas de campanha padrão Otan fabricadas na Espanha

12/10/2013 - KC-137 - Aposentadoria do Boeing marca aniversário do Esquadrão Corsário