- Ilha do Fogo poderá ser sede exclusiva do Exército


Ilha do Fogo poderá ser sede exclusiva do Exército

A partir de Agosto a Ilha pode deixar de ser ponto turístico para servir de base militar para o Exército Brasileiro

POSTADO POR REDAÇÃO EM NOTÍCIA, DIA: 12/06/2012 ÀS 16:09
FONTE: REDAÇÃO/ASCOM PMJ

Diante do anúncio de que a Ilha do Fogo, um ponto turístico e de lazer de Petrolina e Juazeiro há mais de 40 anos, poderá ser comandada pelo Exército, o gestor da cidade de Juazeiro, Isaac Carvalho, acompanhado do secretário de Relações Institucionais, Fernando Dantas, e do Chefe de Gabinete, Roosevelt Duarte, receberam na manhã desta terça-feira (12) o Comandante do 72º Batalhão de Infantaria, tenente coronel James Corlet para tratar do futuro da Ilha. 
Durante o encontro, o comandante James Corlet relatou um histórico de posses da área da Ilha do Fogo. Em seguida, apresentou a decisão judicial que dá posse ao Exército Brasileiro. Ele ainda disse que após o anúncio da decisão judicial foi procurado por pessoas pedindo permissão para explorar a Ilha economicamente, mas que isso seria impossível, pois cumpriria a decisão, sem favorecer a grupos definidos.
Entretanto, o comandante disse estar aberto ao diálogo, e ao que for melhor para a população. “A nossa idéia é colaborar. Mas, a partir de agosto, é que iniciaremos a ocupação, e, assim sendo, será uma área militar, de responsabilidade do Exército Brasileiro”, declarou o comandante, colocando que possivelmente a área será destinada a atividades técnicas militares, com treinamentos de exército, marinha, aeronáutica e também das forças de segurança dos dois Estados, mas que também pode receber propostas, com apresentação de projetos para uso do local, com responsabilidades de segurança e serviços, caso algum órgão venha a assumir a Ilha do Fogo.
O secretário de Relações Institucionais, Fernando Dantas, disse ser a Ilha do Fogo um local de lazer da população juazeirense e de Petrolina, e é importante que a sociedade continue fazendo usufruto da área. “Após o encontro com o comando do exército, vamos procurar a Prefeitura de Petrolina e juntos pensarmos num projeto para que a Ilha do Fogo continue a ser um área de lazer, como já o é há mais de 40 anos”, finalizou.
O prefeito Isaac disse estar de acordo com o que for melhor para a população do Vale do São Francisco. “No que for preciso e o que a Lei permitir, iremos buscar soluções para que a população continue a usufruir do local”, assegura.
O exército já ocupa a porção leste da Ilha do Fogo. No último dia 24 de maio, a Justiça Federal de Primeiro Grau da 5ª região (Petrolina) realizou audiência e deu um prazo de 100 dias para desocupação do imóvel existente no local.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

13/07/2015 - Exército brasileiro recebe dez cozinhas de campanha padrão Otan fabricadas na Espanha

12/10/2013 - KC-137 - Aposentadoria do Boeing marca aniversário do Esquadrão Corsário