- Homenagem a ex-combatentes do Exército

15/06/2012 | Cidade 

Homenagem a ex-combatentes do Exército


Foto: Acácio Silva
  Avalie a Notícia
Foi entregue oficialmente ao município na manhã de ontem, pelo Exército Brasileiro, o Mausoléu dos Expedicionários, mortos na revolução de 1932. No local repousam os restos mortais de pelo menos 12 praças.  Com o passar dos anos, o monumento histórico e de beleza arquitetônica, foi ficando cada vez mais despercebido, com as suas imagens sacras escondidas, devido aos estragos provocados pelo tempo. 



Conforme o Tenente Gilmar Copeti, o trabalho realizado por quatro técnicos do Exército de Cruz Alta, cumpriu o seu objetivo e trouxe a tona novamente uma obra de arte única no país.


 Dizem os historiadores que o Mausoléu da Vera Cruz foi desenhado por um artista plástico francês. Para Copeti, quem for ao cemitério ficará orgulhoso de ver a recuperação feita.Afirma que se daqui para frente houver manutenção, organização e limpeza do local, a restauração irá durar pelo menos dez anos. Copeti ressaltou ainda a parceria feita entre o município e o exército e principalmente a capacidade dos técnicos na recuperação do monumento.


 Entre as melhorias feitas no Mausoléu houve a remoção da pintura antiga, restauração das imagens sacras, vedação das rachaduras, substituição das esquadrias e vidros e, nova pintura. Também foi substituída a rede elétrica. O investimento na recuperação foi de cerca R$ 70 mil. O Mausoléu deverá agora ser tombado com patrimônio histórico do município.

Mais Fotos: 


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

13/07/2015 - Exército brasileiro recebe dez cozinhas de campanha padrão Otan fabricadas na Espanha

12/10/2013 - KC-137 - Aposentadoria do Boeing marca aniversário do Esquadrão Corsário