- Furto de cavalos do Exército revela falta de segurança do Campo de Gericinó


Furto de cavalos do Exército revela falta de segurança do Campo de Gericinó

Furto de "cavalo militar" revela falta de segurança e descaso em unidade do Exército
Muro e portão estão destruídos; local virou depósito de lixo e entulho

Marcelo Bastos
Além do muro, um portão também está destruído nos fundos da Fazenda Gericinó, no bairro de Deodoro. Segundo moradores, o terreno é usado para consumo de drogas e muitas crianças entram para soltar pipas. Os animais circulam livremente - Jadson Marques/R7
Área militar. Proibida entrada. Perigo de vida. Os avisos escritos em um muro de uma unidade do Exército, onde fica a Fazenda Gericinó, de onde quatro cavalos foram supostamente furtados, contrastam com a insegurança e o descaso flagrados pela reportagem do R7 na tarde da última sexta-feira (1º). Moradores dizem que o terreno já foi usado para crimes e uso de drogas.
Nos fundos do terreno, na rua Tenente Serafim, em Deodoro, é possível encontrar um muro destruído, um portão aberto e nenhum militar tomando conta do local. Já na parte de Gericinó, a equipe de reportagem encontrou um muro parcialmente destruído, onde foi colocado arame de forma improvisada para impedir a entrada de estranhos.
Leia também:

Moradores do conjunto habitacional Promorar 2, que vivem em frente ao terreno, dizem que o muro e o portão estão destruídos há cinco anos e que o local passou a ser usado como depósito de lixo e entulho. Uma moradora que pediu para não ser identificada diz que é comum ver os animais próximos ao muro.
- Os animais estão sempre por aqui. Se uma pessoa quiser entrar e roubar, vai conseguir. Ainda mais à noite. Não tem ninguém aqui para tomar conta. Alguns vizinhos já procuraram os oficiais responsáveis para que o muro seja reconstruído, mas nada é feito. Muitas pessoas entram na área militar para usar drogas. Já mataram até gente nesse local.
Em outro trecho do muro que cerca a Fazenda Gericinó, onde fica o IBEX (Instituto de Biologia do Exército), o muro destruído foi substituído por uma cerca de arame improvisada - Jadson Marques/R7
Os moradores dizem que o local também é usado para treinamento de tiros e que, mesmo assim, é comum as crianças entrarem na área para soltar pipas.
- Às vezes, durante o treinamento, treme tudo aqui em casa por causa das explosões. Eu não deixo meus filhos entrarem lá, porque é perigoso, mas muitas entram e pegam restos de munição.
Além da fragilidade do local onde funciona o Ibex (Instituto de Biologia do Exército), a cerca de 500 m do local onde o muro está destruído, há uma passagem que dá acesso à linha férrea. Os criminosos e os animais podem ter passado por ali para seguir até a estação do Engenho Novo, onde um dos cavalos sofreu um acidente e foi resgatado por bombeiros. Dois ainda eram procurados até a tarde de sexta passada.
A reportagem procurou o Comando Militar do Leste para comentar o caso, por telefone e e-mail, mas não obteve resposta até o fim da tarde de sexta. O Ibex instaurou um inquérito policial militar para apurar o caso.
Assista ao vídeo:
R7/

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

13/07/2015 - Exército brasileiro recebe dez cozinhas de campanha padrão Otan fabricadas na Espanha

12/10/2013 - KC-137 - Aposentadoria do Boeing marca aniversário do Esquadrão Corsário