- FAB restringe espaço aéreo em torno do prédio oficial da Rio+20


FAB restringe espaço aéreo em torno do prédio oficial da Rio+20

12/06/2012 - 13h21
Christina Machado
Repórter da Agência Brasil
Brasília - O Departamento de Controle do Espaço Aéreo da Força Aérea Brasileira (FAB) está restringindo desde a última sexta-feira (8) o sobrevoo de aeronaves sobre algumas áreas da cidade do Rio de Janeiro. A medida faz parte do esquema de segurança para a Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável (Rio+20).
Os detalhes da operação foram publicados hoje (12) no site da Força Aérea Brasileira. De acordo com a FAB, já se encontra ativada, desde o dia 8, uma área sobre o Riocentro com altitude ilimitada e raio de 1 km, na qual estarão autorizados apenas o sobrevoo de aeronaves militares, de segurança pública e de serviços médicos, previamente coordenadas pelo Comando de Defesa Aeroespacial Brasileiro.
O esquema de segurança não deverá causar impacto para os aviões que se destinem ou decolem dos aeroportos do Galeão e Santos Dumont durante todo o período da Conferência Rio+20, mas estão proibidos voos turísticos, de instrução ou de reboque de faixas, além de planadores, asas-delta e balões.
As aeronaves que se destinarem a outras localidades serão desviadas pelo controle, a fim de não sobrevoarem o Rio de Janeiro. A partir a próxima segunda-feira (18), algumas rotas visuais de aviões e helicópteros também ficarão suspensas em toda essa área.
Sobre o Riocentro, local de realização da Conferência Rio+20, a área já ativada de 1 km de raio terá seus limites expandidos para 4km, onde será proibido voar a qualquer altitude, com exceção dos voos que partirem ou se destinarem ao aeroporto de Jacarepaguá, na zona oeste da cidade.
Também sobre o Riocentro, haverá também outra área de voo proibido de 14 km de raio e até 6.000 metros de altitude, na qual só poderá haver sobrevoo de aeronaves militares, de segurança pública e de serviços médicos, além de voos de transporte de chefes de Estado e de Governo.
A partir do próximo dia 20, por ocasião do Segmento de Alto Nível da Conferência, para o qual são esperados os chefes de Estado e de Governo dos países-membros das Nações Unidas, as regras para o espaço aéreo serão mais rígidas.
Durante esse período, apenas aeronaves militares, de segurança pública e de serviços médicos poderão operar a partir do aeroporto de Jacarepaguá.
Edição: Davi Oliveira

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

13/07/2015 - Exército brasileiro recebe dez cozinhas de campanha padrão Otan fabricadas na Espanha

20/08/2015 - Brasil avança no campo das bombas de voo controlado