- Exército cria regras mais duras para quem lida com explosivos


Exército cria regras mais duras para quem lida com explosivos

Instituição também desenvolve ações com as polícias civil e militar.
Baixada Santista já soma 40 casos de ataques a caixas eletrônicos.

Do G1 Santos
O Exército Brasileiro passou a criar regras mais duras para quem lida com explosivos. A polícia vai intensificar a investigação sobre a origem dos artefatos usados por bandidos para furtar dinheiro de caixas eletrônicos. O objetivo é reduzir este tipo de crime na Baixada Santista, no litoral de São Paulo.
As cenas de caixas eletrônicos destruídos por explosivos viraram rotina nos noticiários. Só neste ano foram registrados 40 casos na Baixada Santista, sendo 18 só na cidade de Guarujá. O grande número de ataques fez o Exército endurecer as regras de segurança para quem fabrica, vende ou usa explosivos que vão da produção e armazentamento ao transporte.
"O objetivo dessa intensificação de atividades é aumentar o controle com relação ao explosivo, e certamente trazer uma tranquilidade com relação à utilização e manuseio desse material explosivo dentro da nossa área", explica o tenente-coronel da 1º Brigada de Artilharia Anti-Aérea, Lecínio Alves Tavares.
Operações conjuntas do Exército e das polícias Civil e Militar também foram aplicadas. A primeira foi neste mês de junho. "Uma operação interagência reúne órgãos de segurança, como o Exército Brasileiro, órgãos tributários municipais e estaduais, que em colaboração e parceria fazem uma atividade para determinado fim. No nosso caso foi intensificar a operação de verificação e controle de explosivos em pedreiras e outras instalações", explica o tenente-coronel.
Para a Delegacia de Investigações Gerais, o endurecimento nas regras será fundamental para reduzir os índices dessa modalidade de crime. "Não é uma exclusividade desta região a utilização de explosivos nos caixas eletrônicos. No Guarujá houve uma apreensão de material. Nós faremos uma análise para ver de onde está vindo este material e nós vamos percorrer o caminho inverso", afirma o delegado Luiz Henrique Artaxo.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

13/07/2015 - Exército brasileiro recebe dez cozinhas de campanha padrão Otan fabricadas na Espanha

12/10/2013 - KC-137 - Aposentadoria do Boeing marca aniversário do Esquadrão Corsário