- Cadete da Força Aérea morre ao ser ejetado do avião em Pirassununga


Cadete da Força Aérea morre ao ser ejetado do avião em Pirassununga

POSTADO POR VINNA SEGUNDA-FEIRA, JUNHO 04, 2012 

  


Um cadete da Academia da Força Aérea (AFA) de Pirassununga (SP) morreu ao ser ejetado do assento de um avião modelo Tucano T-27, na manhã desta segunda-feira (4).

Segundo nota divulgada pelo chefe do Centro de Comunicação Social da Aeronáutica em Brasília (DF), brigadeiro do ar Marcelo Kanitz Damasceno, o acidente ocorreu às 7h05 enquanto o cadete estava dentro da aeronave, próximo à cabeceira da pista, preparando-se para uma decolagem de treinamento.

A vítima foi socorrida ainda com vida até o hospital da AFA, mas não resistiu aos ferimentos. Ainda de acordo com a nota, o comando da aeronáutica já iniciou as investigações para apurar os possíveis fatores que contribuíram para o acidente.
O cadete tinha 22 anos, era de Brasília e tinha 100 horas de voo. Ele estava na academia desde 2009 e cursava o último ano do curso de Formação de Oficiais Aviadores.
Tucano T-27
O Tucano T-27 é um avião turbohélice de treinamento e ataque leve. A aeronave, que é utilizada pela Esquadrilha da Fumaça da Força Aérea Brasileira, é fabricada no Brasil e é capaz de alcançar 500 quilômetros por hora.

Ejeção
O avião possui um sistema de ejeção com 12 explosivos. Em uma entrevista para uma reportagem especial sobre os 60 anos da Esquadrilha da Fumaça, exibida no dia 5 de maio, o sargento da Academia da Força Áerea (AFA) de Pirassununga (SP), Marcos André Vargas de Carvalho, explicou que o sistema de ejeção era seguro.
Na ocasião, o sargento explicou como acionar a ejeção em uma situação de emergência. Uma das instruções é não deixar as pernas muito próximas ao dispositivo que aciona a primeira fase da ejeção.
Questionado se alguma vez alguém já havia acionado o dispositivo sem querer, ele afirmou que não.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

13/07/2015 - Exército brasileiro recebe dez cozinhas de campanha padrão Otan fabricadas na Espanha

12/10/2013 - KC-137 - Aposentadoria do Boeing marca aniversário do Esquadrão Corsário