Ayres Britto diz que “sairá a campo” por salário de juízes


10.05.12 - 14h15min

Ayres Britto diz que “sairá a campo” por salário de juízes
 O presidente do STF (Supremo Tribunal Federal), ministro Carlos Ayres Britto, disse nesta terça-feira (8/05) que irá se engajar pessoalmente na negociação do reajuste salarial de juízes e servidores do Judiciário. “Vou ter que sair a campo e discutir esse assunto de modo focado com a classe política brasileira”, disse o presidente, após deixar reunião com presidentes de tribunais superiores nesta noite.
Com semblante fechado, o ministro afirmou que os diagnósticos trazidos pelos presidentes do STJ (Superior Tribunal de Justiça), Ari Pargendler, e do TST (Tribunal Superior do Trabalho), João Oreste Dalazen, são preocupantes. “Os cargos vêm perdendo a atraência e estamos vivendo um perigoso processo de desprofissionalização”, observou o ministro.
Britto disse ainda que, desde que assumiu a presidência do STF, não fez qualquer contato com os demais poderes para tratar do assunto, mas que irá retomar as discussões o quanto antes. O tema salarial também foi abordado ontem pelo procurador-geral da República, Roberto Gurgel, para quem o STF deve fazer um “apelo” pelo reajuste.
Os juízes estão sem aumento desde 2009, quando receberam 8,8% em duas parcelas. No ano passado, queriam emplacar reajuste de cerca de 15%. Já os servidores estão com o salário congelado desde 2006, e nos últimos pleitos cobravam aumento de cerca de 50%. Atualmente o teto salarial do judiciário é R$ 26,7 mil mensais, o que corresponde ao máximo pago ao funcionalismo público.
No ano passado, a questão salarial provocou polêmica entre Judiciário e Executivo, quando o governo cortou a proposta orçamentária do STF para 2012. Nela constava a previsão de reajustes para juízes e servidores, que resultariam em um impacto estimado em R$ 7,7 bilhões anuais.

Fonte: Última Instância On Line

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

13/07/2015 - Exército brasileiro recebe dez cozinhas de campanha padrão Otan fabricadas na Espanha

12/10/2013 - KC-137 - Aposentadoria do Boeing marca aniversário do Esquadrão Corsário